Simpósio internacional Ciclo II CTS/UnB – Estudos CTS – Ciência, tecnologia, sociedade e produção de conhecimento na universidade – 4ª Sessão: A Tecnologia como Dimensão Chave das Dinâmicas de Inclusão e Exclusão Social

A TECNOLOGIA COMO DIMENSÃO CHAVE PARA A COMPREENSÃO DAS DINÂMICAS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL

HERNAN THOMAS – Prof. Titular da Universidade Nacional de Quilmes, diretor do Instituto de Estudos de Ciência & Tecnologia.

RESUMO: Qual a perspectiva sociotécnica? É a que busca superar as limitações dos determinantes lineares e considera que as sociedades são tecnologicamente construidas tanto quanto as tecnologias são socialmente conformadas. Infelizmente os estudos com esta perspectiva ocupam um espaço ainda pouco relevante na formação curricular de pesquisadores científicos e intelectuais. Sete pontos de partida para situar estas questões: 1) Trata-se de estudar a tecnologia para gerar mudanças na sociedade 2) Analisar articuladamente democracia e tecnologia. 3) Correlação entre tecnologia e desenvolvimento; 4) a co-construção tecnologia e sociedade; 5) A construção tecnológica da sociedade; 6) a construção social da tecnologia; 7) tecnologia e processos de mudanças sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *